Você sabe quando precisamos indicar ou procurar um psicopedagogo?

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Você sabe quando precisamos indicar ou procurar um psicopedagogo?

 

Baixas notas em diversas disciplinas, desinteresse ou mesmo aversão à escola? Os professores do seu filho desconfiam de alguma dislexia, inversão de letras ou dificuldade de aprendizagem? A criança demorou a aprender e a falar e isso pode estar impactando em sua alfabetização? Possui leitura lenta? É hiperativa ou tem dificuldades em prestar atenção durante muito tempo? Neste post, confira quando é preciso indicar ou procurar um psicopedagogo. Acompanhe:

O que é a psicopedagogia?

A psicopedagogia é um campo de estudo e pesquisa que busca entender como se dá o processo de aprendizagem. A área também analisa os diferentes modelos de ensino existentes. Os profissionais que trabalham com psicopedagogia são, em geral, oriundos das áreas de pedagogia ou psicologia, e podem trabalhar tanto em clínicas como dentro de escolas e instituições de ensino.

Dentro do consultório, o trabalho do psicopedagogo é entender e avaliar como se dá o processo individual de aprendizagem do aluno e pensar em estratégias para facilitar esse processo. Ou seja, o profissional não é um professor particular, mas atua junto com outros profissionais, como pedagogos, professores, psicólogos e fonoaudiólogos, entre outros, agindo como um mediador entre o aluno e o conhecimento.

Como é o trabalho de um psicopedagogo?

Após uma série de testes, conversas com os pais e professores e sessões com o aluno, o psicopedagogo consegue construir um diagnóstico da criança, entendendo como ela se relaciona com o mundo do conhecimento. Algumas crianças são bastante visuais enquanto outras são auditivas. Outras preferem entender um raciocínio por meio de desenhos, gráficos e esquemas, enquanto algumas são mais narrativas e preferem ler textos explicativos. Além disso, cada criança apreende de uma forma diferente. Enquanto uma se dá bem com aulas expositivas outras só aprendem na prática por meio de atividades e exercícios.

A ideia é que, após um tempo, o aluno interiorize as estratégias que melhor se adequam ao seu estilo de aprendizagem e se torne autônomo para que sozinhos estudem e aprendam novas habilidades.

Testes existentes que auxiliam no diagnóstico

Entre os testes existentes, temos os do tipo cognitivos (que avaliam inteligência, atenção, memória, etc.) e os que avaliam as habilidades de aprendizagem e escolares.

O PROLEC é um teste específico que avalia os processos de leitura. Diferente de provas de leitura tradicionais, o PROLEC é capaz de avaliar quais são as estratégias escolhidas pelo aluno para realizar a leitura e verificar quais delas precisam ser aperfeiçoadas.

Já o Teste de desempenho escolar (TDE) avalia três funções: a escrita, a aritmética e a leitura. Esse teste consegue analisar as principais áreas de aprendizagem escolar e verificar quais apresentam prejuízos. A faixa etária alvo é alunos da 1º a 6º séries.

Outro teste indicado é o EAVAP-EF, Escala de avaliação das estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental. Especialmente desenvolvido para essas séries, ele pode ser utilizado como indicados no diagnóstico psicoeducacional de crianças do ensino fundamental.

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