Dicas para estimular as crianças com Síndrome de Down a escrever

É comum que crianças com Síndrome de Down tenham maior dificuldade para aprender a escrever. Isso acontece por conta da hipotonia, característica que se refere aos ligamentos mais frouxos e falta de força nas mãos. Mas, com alguns estímulos, o aprendizado pode ser desenvolvido de forma mais rápida e até divertida – nessa hora, o papel dos pais e educadores é essencial.

Antes de começar a aprender sobre escrita, a criança pode ser estimulada de diferentes formas, a fim de fortalecer a firmeza das mãos e começar a entender sobre as formas das letras que virão a seguir. Nessa fase, vale brincar de rabiscar formas na areia, caminhar pelas formas, desenhos e pinturas com pinceis e canetas coloridas, cadernos de ligar os pontos, e até andar na posição de carrinho de mão, o que ajuda a fortalecer os músculos dos braços. Lembrando que os papeis não precisam ter linhas – pelo contrário, a liberdade de expressão é o segredo.

Quando as letras e palavras começarem a ser incluídas na rotina das crianças, é hora de aumentar os estímulos. A dica é pedir para que os pequenos ajudem nas listas de compras, ou brinquem de escrever cartinhas para a família. Mesas mais inclinadas podem ajudar nesse missão da escrita, assim como o uso do lápis de formato triangular se ajusta melhor aos dedos. Se for necessário, vale também segurar na mão para guiá-las nos movimentos.

É importante lembrar!

1 – O elogio faz toda a diferença – seja o maior incentivador.

2 – Deixe que a criança siga seu próprio tempo, pressionar ou corrigi-la demais pode desmotivá-la ao aprendizado.

3 – Use e abuse de cores, formas e sons – tudo isso favorece o desenvolvimento da escrita.

Com amor e diversão, qualquer processo educativo pode ser desenvolvido de forma mais rápida e efetiva. Melhor ainda, se pais e educadores estiverem alinhados sobre as atividades e estímulos oferecidos.

Deixe um Comentário!

o que já estão dizendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *