10 DICAS

para estimular a linguagem na infância

10 dicas para estimular a linguagem na infância

Nos primeiros anos de vida é quando acontecem as principais fases do desenvolvimento humano – entre eles, o aprendizado da fala. E, principalmente nesta fase, atenção e cuidado dos pais é essencial para contribuir para esse desenvolvimento.

Afinal, o desenvolvimento da linguagem ocorre no contexto da interação social, ou seja na interação adulto – criança, sendo que o adulto serve como um espelho para que a criança desenvolva suas habilidades sociais e de comunicação. Dessa forma quanto mais estimulador o ambiente em que a criança está inserida, melhor será seu desenvolvimento de linguagem.

Para ajudar os pais nesta missão, nossa fonoaudióloga Ana Laura Z. Ribeiro, explica como é possível contribuir para o aprendizado das crianças em casa, com atividades simples e divertidas.

  1. Para quem ainda está na fase de amamentação, vale lembrar que ela ajuda muito a estimular a musculatura utilizada na fala e na mastigação.
  2. Brinque com as expressões faciais, explorando diferentes tipos de emoção, como, por exemplo, triste, feliz, bravo, risonho, entre outros – isso estimulará a criança a tentar reagir ou copiar cada movimento.
  3. Nomeie as partes do corpo da criança para que ela possa percebê-las e identificá-las; neste caso, vale brincar em frente a um espelho para que a criança observe sua imagem, e a imagem de outras pessoas.
  4. Utilize experiências sonoras, como, por exemplo, fazer vozes agudas e graves, falar alto e falar baixo, mudar a entonação da voz. Para isso, fale sempre de frente para a criança, deixando que ela observe e imite os movimentos faciais.
  5. Durante os cuidados com a criança, como trocar a fralda, ou o banho, vale cantar e conversar com o pequeno.
  6. É importante que a criança experimente cheiros e sabores diferentes durante as alimentações – vale brincar com os nomes dos alimentos e até dos utensílios, como talheres, prato, etc.
  7. Pratique diariamente a leitura em voz alta, seja durante o dia ou antes de dormir.
  8. Ensine a criança a utilizar a comunicação gestual como o apontar, usar gestos de apoio à fala como por exemplo dar tchau, mandar beijo, entre outros.
  9. Jogos com regras e o clássico faz de conta também são ótimos para trabalhar a compreensão.
  10. Estimule a comunicação com outras crianças – elas sempre tem a acrescentar para o vocabulário e aprendizado uma da outra.

Já reservou um momento para brincar com seu filho, hoje?

Deixe um Comentário!

o que já estão dizendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *